Adaptação na Educação Infantil

Todo início de ano, o tema da adaptação se apossa de nossos pensamentos, e uma avalanche de sentimentos invade todos os envolvidos nesse processo: conhecer o grupo de colegas, as professoras, a sala de aula, o espaço, a rotina.

Toda criança, seja qual for sua história e sua idade, passará pelos primeiros dias de aula e enfrentará as novas demandas. Para algumas delas, o contexto escolar é completamente novo. Até então, elas conviviam exclusivamente com suas famílias e estavam totalmente asseguradas do espaço e do convívio social com as pessoas às quais já tinham acesso. A entrada na escola proporcionará a introdução da criança em novos espaços, além de a envolver com outras pessoas até então desconhecidas, principalmente outras crianças da mesma faixa etária que a dela, com as mesmas facilidades, mas também com as mesmas necessidades, e isso, certamente, será de uma riqueza social e pessoal ímpar.